quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Critica: Um Lugar Qualquer

Simples e Tocante. Sofia Coppola acerta novamente.

Sofia Coppola ( As Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros e Maria Antonieta) , é uma diretora de uma sensibilidade sensacional. Ela sabe tratar com simplicidade sobre temas humanos e sem precisar usar muitas imagens, a filha de Francis Ford Coppola é mais uma que diz que o ditado " Uma imagem vale mais do que mil palavras " está correto.

E Um Lugar Qualquer, novo longa da diretora, mostra isso de um forma ainda mais simples, sem muitos dialógos e mais imagens arrebatadoras de pura delicadeza. Sofia segue um ator interpretado por Stephen Dorf que percebe a vida vazia que tem após um convivo com a sua filha Cleo ( Interpretada pela talentosa Elle Fanning)

No começo do filme temos cenas vazias que mostram todo a vida de luxo vazio do ator e  propositalmente feitas assim por causa da vida vazia que o protagonista vive. São momentos revela-dores sobre um personagem interpretado com uma leveza surpreendente de Dorf, prova disso são as cenas com as strippers gêmeas ou a de sua filha patinando no gelo.

Quando a personagem de Elle Fanning aparece, uma alegria contagiante toma conta do filme, Fanning não faz nenhuma adolescente que encanta seu pai, mas não por ser inteligente, engraçada ou excepcional e sim pela normalidade que ela possui e ela encanta o pai principalmente pelo contraponto entre o vazio luxuoso dele e a simplicidade alegre dela.

E esse encantamento é filmado de forma encantadora por Sofia que parece saber o que fazer a cada momento longa, e tem um controle do tempo maravilhosa. E todas essas qualidade da diretora e dos atores  trazem uma das mais bela seqüencias do ano ao som de I'll Try Anything Once do The Strokes. Apesar de Sofia regredir demais ao estilo de Encontros e Desencontros e de um final que não é satisfatório devido a tudo que teve no longa, Coppola faz aqui seu filme mais sincero ( O hotel retratado aqui era o mesmo que ela ia com pai ).

No final pode até ficar a sensação de dejá vu. Mas para mim, ficou a sensação de mais um acerto na carreira de Sofia Coppola.  

Trailer do Filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário