quinta-feira, 3 de março de 2011

Antes do Amanhecer / Pór do Sol


Resolvi fazer um texto sobre esses dois filmes que estão pra mim entre as maiores histórias de amor.

A história é simples: Em Antes do Amanhecer, uma francesa e um americano se encontram em Viena e decidem ficar, se apaixonam, mas só tem  até o amanhecer do outro dia para ficarem  juntos. No segundo , eles se encontram em Paris, mas só tem até o pór do sol.

E é com essa premissa básica, que Robert Linklark faz dois filmes belos. Os diálogos são a grande força: Os dois personagens ( interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy) conversam sobre tudo: O amor, a morte, a vida, a poluição, ou seja, no fundo,  no fundo os dois filmes falam da humanidade, seus receios, sua paixões, sua vida, medos, a morte. Tudo.

Mas para fazer um filme romântico como esse, onde as personagens conversam durante toda a projeção, Linklaker precisava de um  casal que tivesse química. E Ethan Hawke e Julie Deply fazem um casal verídico, com um química estrondosa desde a primeira cena do primeiro filme até a última cena do segundo. Os dois também ajudaram o Linklaker a fazer o roteiro do segundo filme.

Enquanto o primeiro é mais tocante, e uma romântica de história de amor ( A cena da cabine de música é uma prova absoluta disso ). O segundo é mais realista e maduro ( O primeiro também tinha essas características mas Pôr do Sol supera este), ele tem cenas mais intensas  ( Veja a cena do carro).

A fotografia é estrondosa, o uso da luz do sol no segundo em uma linda Paris  ( Sendo que esse filme é contado em tempo real ) e das luzes da maravilhosa Viena no segundo  é uma prova que os dois filmes foram feitos com amor.

No final, só fica uma sensação, a de perda.

Um comentário:

  1. Também estão entre as minhas favoritas histórias de amor do Cinema, tendo leve preferência pelo segundo. Diálogos formidáveis e atuações e direção igualmente fascinantes que envolvem e em muitos momentos arrebatam o espectador.

    ResponderExcluir