domingo, 15 de maio de 2011

Um Tiro Na Noite (Blow Out), de Brian De Palma - 10/10
Talvez o melhor trabalho cinematográfico já feito por um homem . Com um toque de metalinguagem maravilhoso.. Mas principalmente de um tom hitckcookiano que troca a câmara de "Janela Indiscreta " pelos aparelhos de som nesse filme espetacularmente  dirigido ( Como sempre, De Palma dá um show no uso da câmara), um trilha sonora que dá um tom especial ao longa e principalmente: Uma atuação magistral de John Travolta ( E a maior prova disso é a cena final do longa, que já nasce antológica)




A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen  - 10/10
Allen faz um trabalho menos "neurótico", menos "nova iorquino". Mas não deixa de ser um filme apaixonado, só que agora Allen é sincero: O cinema em si, é alvo da paixão. E o num exercício de metalinguagem sensacional, o cinema literalmente fala com a personagem de Mia Farrow, e assim como ela, somos seduzidos para essa história apaixonante com personagens que ora vem mesquinhos e desonestos mas totalmente reais, ora vem como pessoas boas e verdadeiras mas de um mundo totalmente fictício.



Manhattan, de Woody Allen - 10/10
Woody Allen aqui explicita de vez seu amor pela cidade de Nova York. Desde do seu primeiro frame, ele se declara de forma tradicionalmente neurótica mas que nesse chega ao nível de pessoalidade extremo que ama a cidade. E através de nova iorquinos e suas relações totalmente devastadora, Woody Allen nos apresenta uma cidade linda em preto e branco que não deveria ter carros e que qualquer explicação sobre si mesma tende a ter algum defeito. Perfeito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário